7 fatores-chave para encontrar a agência de marketing digital certa


  1. Especialização

Muitas vezes, há uma compensação entre a especialização e agências de “serviço completo ou full service” tamanho único, ou seja, a capacidade de uma agência de fornecer vários serviços com base nas necessidades do cliente no momento ou com base em uma estratégia holística maior .

Isso não significa que uma determinada agência não se destaque em uma ampla gama de serviços, mas existem certas áreas nas quais você pode querer prestar atenção especial:

 

Web Design vs Design da Experiência do Usuário

Algumas agências se especializam em web design artístico e criativo, enquanto outras se concentram em  design de experiência do usuário (UX) , criando designs mais funcionais e centrados no usuário, muitas vezes apoiados por pesquisas do usuário, dados de mapa de calor e inteligência artificial, em vez de mais subjetivo e focado na arte ideias e tendências.

Em geral, você pode dizer em que tipo de design uma agência é especializada por meio de sua página inicial – se você vir brilho e glamour, geralmente pode avaliar sua especialidade em design. Agências focadas em UX Design se preocupam mais com resultados, KPIs, métricas – coisas que realmente moverão a agulha para sua organização e seus usuários e clientes, ao invés de simplesmente impressionar sua equipe de marketing interno e executivos.

DICA: pergunte à sua agência se ela se considera uma empresa de design criativo ou uma empresa de design UX. Eles provavelmente dirão “ambos”, mas examine suas ofertas de serviços, portfólio e estudos de caso para ver por si mesmo.

 

Técnico versus não: sites, aplicativos!

Algumas agências têm fortes equipes de tecnologia interna, enquanto outras contratam ou até terceirizam suas operações técnicas. Se você tiver um site ou aplicativo razoavelmente complexo, o risco de entregá-lo a uma agência menos técnica é muito maior. Não apenas pela entrega imediata, orçamento e qualidade do resultado final, mas também pela capacidade de manutenção de longo prazo e natureza à prova de futuro da tecnologia, que pode facilmente colocá-lo em  dívida técnica , o que pode, então, sugar seu orçamento de marketing em o futuro.

DICA: pergunte à sua agência se eles contratam ou terceirizam algum de seus projetos e se eles têm alguma especialização técnica específica em plataforma.

 

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

SEO  resume-se a escrever conteúdo de alta qualidade que corresponda à  intenção  das pessoas que pesquisam. O conteúdo que você escreve deve ter uma estratégia de palavra-chave e uma “estratégia de intenção” por trás dele. Ter uma agência fazendo isso  por  você é como pedir que ela se  torne  você. Embora isso certamente seja possível com o tempo, os melhores resultados acontecem quando a agência que ofereça consultoria em SEO, bem no fundo de seus ossos, caso contrário, sua milhagem pode variar muito. Além disso, o SEO funciona melhor quando a criação de conteúdo é uma  parceria  entre a agência e suas equipes internas.

DICA: pergunte à sua agência sobre o processo e a filosofia de SEO dela.  Se eles disserem que farão e escreverão tudo para você, mas você tem experiência interna em certos tópicos que permitiriam escrever conteúdo de qualidade superior à deles, você deve questionar seus motivos e confiabilidade.

 

Marketing de conteúdo

Relacionado ao SEO está o  marketing de conteúdo . O marketing de conteúdo é um método muito específico de obter uma classificação elevada do conteúdo por meio do inbound marketing e ter links de outros sites, seja por meios naturais ou por meio de divulgação intencional e construção de links. Então, o conteúdo deve idealmente promover a geração de leads e estar conectado ao marketing por e-mail. Este é um conjunto de habilidades bastante especializado, especialmente se sua agência também está fazendo seu site e também fazendo sua estratégia digital e também … você entendeu.

DICA: pergunte à sua agência como ela faz marketing de conteúdo e link building. Se envolver a promoção de conteúdo por meio de grupos de mídia social, alcance de blogueiros, bem como foco na criação de conteúdo de altíssima qualidade que pode superar outro conteúdo, então eles podem saber o que estão fazendo.

 

PPC e publicidade paga

Existem muitos consultores e agências de publicidade paga que podem ajudá-lo a executar campanhas de marketing pagas. No entanto, ter a experiência interna para alinhar o texto do anúncio, o criativo, a mensagem da página de destino e o layout, uma proposta de valor para unir tudo e a experiência técnica para executar e otimizar as campanhas de anúncios reais … isso pode ser um grande pedido para uma agência que não é especializada em publicidade paga.

DICA: pergunte à sua agência sobre o conceito de “perfume de anúncio” e como eles otimizam as páginas de destino e as campanhas de anúncios continuamente.  Evite agências que não entendem o conceito de “perfume de anúncio” (combinando a mensagem entre os anúncios e as páginas de destino) ou que não têm um processo claro de otimização em vigor.

 

  1. Testemunhos, avaliações e estudos de caso

Claro, você deve sempre procurar provas. A falta de prova pode ser uma bandeira vermelha, embora existam agências boas e talentosas por aí que sofrem com o problema do “filho do sapateiro não tem sapatos”, ou seja, eles são ruins em fazer seu próprio marketing porque estão ocupados atendendo seus clientes, ou eles dependem muito do boca a boca e de referências. Mesmo essas agências, no entanto, devem ser capazes de reunir algum tipo de prova sólida.

DICA: não confie apenas nos comentários do Google. Peça à agência para fornecer provas e exemplos.

 

  1. Honestidade, transparência, caráter de boa natureza

Este é difícil de medir, e o setor está repleto de práticas obscuras e agências que buscam seus próprios interesses e não os seus … mas pode ser descoberto por meio de conversas com a agência e outras pessoas que têm experiência em trabalhar com elas.

Algumas coisas a considerar:

Eles oferecem “SEO” sem definir claramente o que exatamente você está obtendo e como eles fazem isso estrategicamente? Ou seja, eles estão vendendo óleo de cobra e apenas corrigindo problemas técnicos de SEO?

Eles tentam colocar você em sua própria plataforma de hospedagem proprietária ou bloqueados em qualquer outro desses sistemas, em vez de dar essa propriedade a você gratuitamente?

As avaliações e depoimentos falam de seu caráter como seres humanos?

DICA: Use sua intuição. Faça da honestidade e do caráter humano um fator decisivo importante. Possivelmente, o fator decisivo mais importante.

 

  1. Foco em métricas

Qualquer boa agencia de marketing digital deve estar focada em movimentar a agulha para sua organização, o que significa uma ênfase em KPIs e métricas.

DICA: a agência deve mencionar métricas e dados em seu site, proposta e conversas com você.

 

  1. Competência em estratégia de marketing

O marketing digital sem uma estratégia de marketing digital adequada é um desperdício e ineficiente. Embora você possa possuir essa estratégia internamente, não há nada pior do que uma agência que não entende ou não fornece valor agregado à sua estratégia. Os profissionais de marketing já têm o que fazer e as agências devem ter estrategistas competentes e úteis para seguir um plano de marketing e atender às necessidades de negócios.

DICA: A agência deve listar a estratégia de marketing como uma competência central.

 

  1. Parceria

As agências que desejam assumir todas as tarefas e esforços de marketing como se fossem suas, em vez de fazer parceria com sua equipe interna, estão apenas nisso por seus próprios interesses.

DICA: Busque parceria, sempre.

  1. Preços

Sempre procure entender o valor que uma agência pode oferecer em relação a outra – valor é o que mais importa no final do dia. Por exemplo, se uma agência define o preço do gerenciamento de mídia social (simplesmente postar conteúdo e acompanhar os canais sociais) da mesma forma que o marketing de mídia social (na verdade, fazendo um trabalho estratégico com sua mídia social para trazer novos negócios e combinar com seus esforços de SEO), você não deve considerar esses dois pontos de preço como iguais.

DICA: Não compre simplesmente pelo preço – sempre considere o valor. Peça às agências que expliquem claramente o valor por trás de seus preços.

(5) Comments

  1. A participação em eventos e promoções online pode aumentar a visibilidade da marca, atrair novos clientes e impulsionar a performance no marketing digital.

  2. A análise do comportamento do usuário por meio de ferramentas como o Google Analytics pode fornecer insights valiosos para otimizar a performance no marketing digital.

  3. A análise de dados de comportamento do usuário ajuda a entender como os visitantes interagem com o site e a identificar oportunidades de otimização.

  4. Aproveite o poder dos vídeos ao vivo: Utilize plataformas de transmissão ao vivo, como o Facebook Live, para interagir com seu público em tempo real. Faça sessões de perguntas e respostas, tutoriais ao vivo ou eventos especiais para aumentar o engajamento e construir relacionamentos.

Leave a Reply