Automação de marketing personalizada: como tratar as pessoas como pessoas


Automação de marketing personalizada: como tratar as pessoas como pessoas

Quando empresas e profissionais de marketing ouvem o termo “automação de marketing”, isso geralmente os faz pensar em um serviço industrial, antigo e genérico, tratando os clientes como números, interação fria e assim por diante. Para muitos de nós, a automação de marketing é um grande “não”, porque todos buscamos a personalização e abordamos os clientes em um nível mais emocional para envolvê-los com nossas marcas.

Pessoas que poderiam ser seus clientes também dirão que gostariam de trabalhar com uma empresa que lida com seus problemas em um nível pessoal e os olhe como humanos, em vez de encaminhá-los para um software automatizado.

Mas vamos abordar isso de uma perspectiva diferente – e se você quisesse fornecer a melhor experiência possível e perguntasse a seus clientes sobre as experiências que eles tiveram? Na maioria dos casos, eles dirão que foi o toque pessoal, mas você ficaria surpreso ao ver quantos deles podem estar errados.

Automação escondida atrás da abordagem pessoal

Todos nós queremos oferecer aos nossos clientes uma experiência incrível e criar uma interação que tenha significado. Os clientes precisam obter tudo o que precisam sempre que fizerem contato. Quando você envolve um cliente, potencial ou recorrente, é essencial que você o aborde de forma adequada naquele momento para atender aos seus objetivos e necessidades.

Para conseguir isso, você precisará de informações valiosas sobre seus consumidores. Organizações menores podem conseguir isso por meio de uma abordagem pessoal de maneira natural. Se você tem uma pequena base de clientes, pode entrar em contato com todos eles individualmente, contando com os perfis de dados configurados.

No entanto, quando as empresas aumentam sua base de clientes, isso se torna impossível de alcançar. Neste ponto, você terá que segmentar grupos de clientes usando automação. É assim que você poderá fornecer um suporte genérico inteligente e designado para um determinado grupo, prestando serviços e produtos e apoiando as pessoas da maneira que elas esperam.

Quando usado dessa forma, a automação fica oculta. Você usará processos automatizados para melhorar o envolvimento do cliente , entender melhor os grupos de clientes e suas necessidades e aprender como transformar clientes ocasionais em clientes de longo prazo. Você não deve usar a automação de marketing para criar respostas gerais para as massas; use-o como um sistema de suporte que pode ajudá-lo a levar os clientes aonde eles querem estar.

O que é automação de marketing?

A automação de marketing inclui o uso de uma plataforma projetada especificamente que pode ajudá-lo a automatizar todas as ações regulares de marketing que você precisa realizar todos os dias. Os profissionais de marketing que trabalham com muitos clientes diariamente precisam automatizar algumas de suas tarefas.

Essas tarefas podem incluir o gerenciamento de perfis de mídia social, envio de e-mails e muitas outras ações repetitivas. A automação de marketing pode simplificar essas operações e ajudar os profissionais de marketing a se tornarem mais eficientes. Ainda assim, isso não significa que você deva automatizar completamente seus processos e criar uma interação robótica com os clientes.

Algumas pessoas acham que a automação de marketing fará seu trabalho por elas. Eles simplesmente configuram e esperam que ele cuide de tudo por conta própria. Esta é uma plataforma facilitadora que fornece a você mais recursos e tempo de que você precisa para fazer um negócio crescer e melhorar seu desempenho em diferentes áreas.

Você precisa criar um equilíbrio entre automação e personalização . A automação de marketing pode fornecer dados valiosos e percepções sobre seu desempenho, mas não pode fazer as mudanças de que você precisa. Você tem que entender quando intervir com uma abordagem pessoal e fazer mudanças com base nos insights que você tem.

Implementar as ferramentas certas

Você pode ter pensado de outra forma até este ponto, mas para fornecer excelente personalização, você precisa de automação e dados. Hoje você tem que coletar dados valiosos do consumidor em cada etapa e analisá-los para poder fazer conteúdo personalizado e informado para seus clientes.

Este pode ser um processo opressor, pois requer muitos recursos, tempo e conhecimento para organizar, gerenciar e analisar uma quantidade tão grande de dados. Além disso, a etapa final é aplicar todas as coisas aprendidas com os dados para personalizar e otimizar suas estratégias de marketing.

É por isso que você precisa das soluções tecnológicas certas para tornar todo o processo mais fácil e criar um impacto estruturado. Plataformas de automação e soluções de IA podem ajudar na maioria das tarefas envolvidas aqui. As plataformas de automação de marketing podem reunir, armazenar, analisar e executar algumas das tarefas operacionais básicas por conta própria.

É assim que os profissionais de marketing podem ter mais energia e conhecimento para trabalhar em suas estratégias, ser criativos e criar melhores conteúdos. O aprendizado de máquina e a IA permitiram que os profissionais de marketing reunissem todas as informações relacionadas ao cliente e as usassem continuamente para criar uma experiência personalizada melhor.

Ao capacitar uma plataforma de automação com um mecanismo de personalização, você poderá individualizar todo o seu conteúdo para todos os clientes separados. Você precisará encontrar boas ferramentas e implementá-las para poder criar estratégias com grandes efeitos.

Realize a coleta de dados por meio de sua ferramenta de automação

Uma das principais razões pelas quais os profissionais de marketing não conseguem criar uma boa abordagem individual para personalizar suas estratégias é porque eles não conseguem reunir as informações de que precisam sobre seu público-alvo, armazená-las e analisá-las por meio de um estrutura única.

Eles acham que apenas as grandes corporações têm o poder de coletar esses dados e fazer uso deles. Por outro lado, alguns acham que basta adquirir informações como nome, local, idade e interesse. Bem, não é. Você também precisa de dados comportamentais, como interações de mídia social e dados históricos, incluindo interações e compras anteriores, para ter uma visão de 360 ​​graus de todos os seus clientes.

Crie um padrão para todos os dados que chegam em todos os seus canais de marketing, para que você possa gerenciá-los com eficácia por meio de sua ferramenta de automação de marketing. As ferramentas de automação de marketing podem ser muito eficazes na coleta de dados, se você criar uma visualização única ou um formato que seja o mesmo para todos os canais. Uma visão geral única de todo o seu conteúdo permitirá que você integre os dados em sua ferramenta e execute uma análise precisa.

Ao criar uma coleta de dados precisa, eficaz e consistente usando um sistema de automação, você terá todas as informações de que precisa para fornecer conteúdo personalizado a todos os seus clientes em potencial e garantir que seja projetado de maneira adequada para eles.

Automatize e-mails personalizados para fazer vendas

Todos os profissionais de marketing desejam enviar o máximo possível de mensagens de e-mail para clientes em potencial e tentar fazer com que eles se envolvam com seus negócios. Infelizmente, muitos profissionais de marketing usam e-mails automatizados apenas para fazer isso – enviar muitas mensagens em massa e esperar que valha a pena.

No entanto, atacar muitas pessoas com e-mails automatizados apenas distanciará ainda mais os clientes em potencial de sua empresa. Além disso, esse tipo de e-mail provavelmente vai acabar em uma pasta de spam, mesmo sem ser lido. É por isso que muitas pessoas pensam que o e-mail está morto, mas não está – elas estão apenas abordando o assunto da maneira errada.

Você precisa personalizar e-mails usando automação, por meio da qual você pode alterar o conteúdo dinâmico de suas mensagens para criar um tom mais personalizado. Por meio dele, você pode personalizar um campo que pode ser usado para várias buyer personas diferentes e classificá-las manualmente ou automaticamente para segmentá-las.

A próxima etapa é customizar toda a mensagem para cada segmento individual e enviá-la mais facilmente para grupos de pessoas. É assim que você otimizará seu processo de vendas por e-mail. Apesar de direcionar os consumidores em massa por meio do funil de vendas, você aumentará as chances de conversão.

Além disso, esta abordagem prepara seus clientes e você para uma comunicação honesta e isso é essencial para aumentar as vendas. O conteúdo dinâmico em seus e-mails que você pode personalizar são, por exemplo, imagens. Ao enviar emails para amantes de cães, você pode incluir imagens de cães e, para amantes de gatos, imagens de gatos. Este é um exemplo simples de como e-mails automatizados podem ser personalizados e ajudar a envolver melhor as pessoas.

Crie páginas dinâmicas

Você se lembra de páginas dinâmicas ou já ouviu falar delas? Bem, eles estão voltando fortes. Tudo começou com os profissionais de marketing usando a Inserção Dinâmica de Palavras-Chave com marketing PPC, pois os profissionais de marketing contam com eles para tornar os anúncios PPC relevantes para as pessoas que procuram um determinado produto. Essa estratégia se mostrou muito eficaz e mostrou que a relevância é muito importante.

Agora, com o Otimizador de website do Google, você também pode expandir o sistema dinâmico para páginas. É possível criar centenas de páginas de destino dinâmicas que são direcionadas a palavras-chave que as pessoas pesquisaram para chegar ao seu site. Além dos e-mails, a personalização do site é muito importante .

Ao otimizar suas páginas para que possam ser pesquisadas por uma grande variedade de palavras-chave relevantes para o seu site, as pessoas irão acessá-lo e ver as palavras-chave exatas que pesquisaram. Os visitantes ficam surpresos por terem encontrado a coisa exata em cada letra e caem nessa.

Com essa técnica, você pode aumentar suas taxas de conversão drasticamente e também permite que comerciantes menores criem páginas de destino diferentes com menos recursos. Além disso, você deve dar um passo adiante e personalizar sua página com base em diferentes grupos de visitantes.

Por exemplo, se o seu site é sobre comida para animais de estimação, você pode criar uma versão diferente em que os amantes de cães serão saudados com uma imagem fofa de um cachorro feliz comendo comida. Você também pode cumprimentá-los com uma mensagem diferente. O processo de conversão começa no momento exato em que um cliente em potencial chega ao seu site.

Altere o conteúdo que aparece em seu site

O marketing com foco no cliente não se limita a e-mails, celulares e mídias sociais. Você também pode criar uma experiência individual mais personalizada com as pessoas que visitam seu site. Além de fornecer a eles páginas mais adequadas com as quais eles se engajarão, você também pode inserir conteúdo dinâmico.

Da mesma forma que a Amazon oferece aos visitantes experiências personalizadas, exibindo itens com base nas compras anteriores das pessoas, você pode usar a automação de marketing para exibir diferentes partes de conteúdo em seu site, dependendo da pessoa que chega a ele.

É assim que você ajudará instantaneamente a personalizar a jornada de seu cliente desde o início. Ao coletar dados valiosos de clientes por meio de uma solução de automação de marketing, você poderá criar conteúdo adequado para as pessoas certas.

Ter um software de automação que pode reconhecer quem são as pessoas que o visitam permitirá que você forneça o conteúdo adequado. Por exemplo, dependendo de sua posição atual na jornada do comprador, ele ainda pode estar pesquisando seus produtos e serviços, pode estar envolvido com seu negócio ou pode já ser um cliente.

Dependendo desses fatores, é importante fornecer-lhes conteúdo adequado. Seus clientes atuais não devem ver o conteúdo introdutório, pois eles já sabem sobre sua empresa e seus produtos ou serviços – em vez disso, forneça conteúdo que pode ajudá-los a criar um relacionamento melhor com sua empresa e oferecer-lhes coisas que apenas os clientes têm direito.

Segmentação do formulário de inscrição

Quando você personalizou sua página inicial, e-mail e site, e os clientes em potencial alcançaram o estágio em que estão prontos para se inscrever no seu boletim informativo, é importante que você lhes ofereça uma experiência personalizada aqui também.

Não há nada de especial nisso, mas funciona muito bem. Quando alguém clica em seu formulário de inscrição, você simplesmente dá a ela mais opções sobre como proceder. Ao escolherem as opções, eles recebem as etapas adequadas que serão mais envolventes para eles.

Não apenas isso, mas você será capaz de reunir informações valiosas sobre seus clientes em potencial que poderá usar no futuro para se promover para eles. Por exemplo, você pode segmentar clientes em potencial com base em seu sexo e oferecer a eles diferentes campos personalizados que eles precisam preencher.

Implemente um sistema de CRM e integre-o ao seu boletim informativo por e-mail para que você tenha todas as informações importantes em um só lugar. Ao segmentar seu público antes mesmo de enviar qualquer e-mail, você pode aumentar as taxas de abertura e cliques, pois terá informações que podem ajudá-lo a personalizar seus e-mails.

Escolha uma boa ferramenta de software para executar formulários, de forma que você possa integrá-la ao seu site e ao CRM para obter um fluxo de trabalho muito simples. Isso é algo que você deve considerar adicionar aos perfis de usuário e permitir que as pessoas ajustem as configurações por conta própria e também o conteúdo. Quando as pessoas puderem controlar seu conteúdo, elas terão uma experiência mais personalizada e é assim que você reterá clientes.

Personalize seus esforços de mídia social

A mídia social é um dos melhores canais de personalização . Como eles interagem com as pessoas individualmente e enviam mensagens por conta própria, os profissionais de marketing acham que isso é uma melhoria boa o suficiente em comparação com outros canais.

Se você usa suas mídias sociais para distribuir conteúdo, provavelmente está postando regularmente, compartilhando postagens em grupos, enviando mensagens privadas ou fazendo anúncios. No entanto, ao usar a automação de marketing, você pode dar um impulso adicional à sua promoção de conteúdo em diferentes canais para que ressoe melhor com seus clientes em potencial.

Com a automação, você pode agendar postagens automaticamente e redirecionar o conteúdo antigo sem fazer tudo isso manualmente. Você também pode promover canais cruzados. Rastrear seus resultados aqui é fácil e você pode comparar resultados diferentes, por isso essa estratégia não precisa ser estática.

Em vez disso, você deve sempre procurar ajustar suas postagens e ações de mídia social para encontrar a fórmula certa para envolver as pessoas. Além disso, você também deseja segmentar suas plataformas de mídia social. Por exemplo, se você deseja atingir mulheres com conteúdo visual, você deve ir para o Instagram, ou melhor ainda, o Pinterest.

Uma ferramenta de automação pode ajudá-lo a segmentar esses públicos com base em plataformas sociais e personas. Dando a você muita versatilidade para compartilhar seu conteúdo. No entanto, você precisa reunir todos os dados e tudo o que sabe sobre seus clientes para criar uma personalização diferente nas redes sociais.

Conclusão

Personalização é agora uma das técnicas mais eficazes de marketing e os consumidores adoram . Se você oferecer isso, poderá obter melhores resultados. Mesmo assim, lembre-se de que a automação e a personalização andam de mãos dadas e não são inimigas. Você pode contar com a automação para melhorar a personalização.

Depende de você olhar para seus clientes em potencial como clientes e focar no que os define e em quem eles são, e não no que eles gostariam de fazer com o seu negócio. Ao compreender os clientes e abordá-los como indivíduos, você os envolverá muito melhor e terá um melhor entendimento de como administrar seus negócios.

(1) Comments

  1. A criação de parcerias estratégicas com outras marcas pode ampliar o alcance e a exposição da mensagem de marketing, contribuindo para a performance no marketing digital.

Leave a Reply