Se você gastou qualquer quantia de seu orçamento de marketing em campanhas de anúncios do Facebook que não rendem nada em troca esses são erros comuns de anúncios do Facebook, então este é o artigo para você.
A publicidade no Facebook pode ser uma ótima maneira de gerar leads e conversões, mas você deve fazer isso da maneira certa.
Infelizmente, existem erros comuns de anúncios do Facebook que muitos profissionais de marketing cometem. Isso leva a campanhas de anúncios no Facebook que fracassam, obtendo muitas impressões sem conversões.
Neste artigo, vamos cobrir os erros mais comuns de publicidade do Facebook cometidos pelos profissionais de marketing, além do que você pode fazer para evitá-los ou corrigi-los.
Vamos começar!
12 erros de anúncio do Facebook que você pode evitar
O Facebook tem mais de 2,5 bilhões de usuários ativos mensais. Muitas pessoas podem exibir seu anúncio.
Mas se você está cometendo esses erros, suas campanhas publicitárias no Facebook não vão terminar bem.
Vamos dar uma olhada em 12 erros comuns de publicidade no Facebook e como você pode fazer as coisas de maneira diferente para obter melhores resultados.
1. Usando o objetivo errado
Você escolhe um objetivo de campanha logo no início de seu processo de construção de anúncios e ele realmente impulsiona toda a sua campanha de anúncios no Facebook. Seu objetivo permite que a plataforma saiba o que você deseja alcançar com sua campanha de publicidade no Facebook e ajuda você a chegar lá.
O Facebook tem 11 objetivos de campanha:
- Conscientização da marca: aumente o reconhecimento de sua empresa, marca ou serviço.
- Alcance: mostre seu anúncio para o máximo de pessoas possível em seu público-alvo.
- Tráfego: envie tráfego do Facebook para qualquer URL, como a página de destino do seu site, uma postagem no blog, um aplicativo etc.
- Engajamento: alcance aqueles que têm maior probabilidade de se engajar em sua postagem. O envolvimento inclui curtidas, comentários e compartilhamentos, mas também pode incluir ofertas reivindicadas de sua página.
- Instalações de aplicativos: direcione as pessoas à loja onde elas podem fazer o download do aplicativo de sua empresa.
- Visualizações de vídeo: compartilhe vídeos com pessoas no Facebook com maior probabilidade de assisti-los.
- Geração de leads: Colete leads. Crie anúncios que coletam informações de pessoas interessadas em seu produto, como inscrições para boletins informativos.
- Mensagens: conecte-se com pessoas no Messenger, Instagram Direct e WhatsApp. Comunique-se com clientes potenciais ou existentes para estimular o interesse.
- Conversões: incentive as pessoas a realizarem uma ação específica no site de sua empresa, como fazer com que adicionem itens a um carrinho, baixem seu aplicativo, se registrem em seu site ou façam uma compra.
- Vendas por catálogo: mostre produtos de seu catálogo para gerar vendas.
- Tráfego da loja: promova os locais da sua empresa física para as pessoas que estão nas proximidades.
Reserve um tempo para escolher o objetivo de campanha certo, em vez de um que possa funcionar. Se seus anúncios não estão obtendo resultados, seu objetivo é a primeira coisa a verificar.
2. Não está usando o Facebook Pixel
Facebook Pixel é um pequeno trecho de código que você pode adicionar ao seu site para rastrear e analisar o comportamento e as ações dos visitantes do site. O pixel trabalha continuamente para coletar dados valiosos sobre o seu público.
Os dados que o pixel coleta podem ser usados para rastrear eventos, criar públicos personalizados, redirecionar usuários com base em suas ações, otimizar campanhas de conversão, criar públicos semelhantes e muito mais.
3. Usando “Boost Post”
Se você já passou algum tempo no Facebook como proprietário de uma empresa, viu a opção “Boost Post” abaixo das postagens que você faz na página do Facebook da sua empresa.
É tentador, nós sabemos.
O Facebook diz a você quantas 1.000 pessoas você será capaz de alcançar se impulsionar sua postagem – por que não faria isso?
Embora isso mostre essa postagem para clientes em potencial, não vai fazer muito mais.
Antes de ficar tentado a clicar em “Boost Post”, crie uma conta de publicidade na plataforma que realmente fará uma diferença positiva em seus resultados.
4. Usando apenas públicos com base em interesses
Públicos-alvo com base em interesses são um ótimo lugar para começar, mas, para obter o máximo de sua publicidade, convém testar diferentes tipos de público-alvo para descobrir o que funciona para sua empresa em particular.
Recomendamos experimentar públicos-alvo com base em interesses para coletar informações sobre o que funciona e o que não funciona, para que você possa colocar esses dados em uso com públicos-alvo personalizados e semelhantes.
5. Usando um público muito grande ou muito pequeno
Outro erro comum de anúncio no Facebook Marketing trata do tamanho do público.
Não existem regras precisas sobre o tamanho do público que você deve almejar. Realmente depende do seu objetivo de publicidade no Facebook, setor e orçamento.
Recomendamos ter como objetivo um público-alvo de 500.000 a 2 milhões. Se você tem um orçamento maior, pode segmentar mais (2,5 milhões ou mais).
Obviamente, você precisará ajustar esses números para o seu negócio. As empresas com um público e orçamento pequenos (como uma empresa local) terão um tamanho de público menor.
Por que o tamanho do público é tão importante?
Se o público do seu anúncio no Facebook for muito pequeno, você terá dificuldade em gastar seu orçamento de publicidade. Ou seu anúncio será exibido com muita frequência para os usuários, deixando-os irritados ou parando de vê-lo totalmente devido ao cansaço do anúncio.
Se o seu público for muito grande, você gastará muito dinheiro para alcançar pessoas que não estão realmente qualificadas.
6. Não usando vídeos
Todo mundo adora vídeos. Eles são envolventes – sim, até mesmo em anúncios. Os vídeos prendem a atenção dos usuários por muito mais tempo do que as imagens. E isso dá a você uma chance melhor de passar sua mensagem publicitária.
O Facebook também adora anúncios em vídeo; eles sabem como trabalham para manter os usuários em sua plataforma por mais tempo.
Resumindo, se você não está usando vídeos em seus anúncios do Facebook, você está perdendo.
A melhor parte do vídeo é que ele não é mais a grande produção que costumava ser.
Muitos profissionais de marketing não têm acesso a uma câmera profissional ou equipamento de gravação, mas isso não importa. Até mesmo a câmera do seu smartphone funcionará para criar um vídeo de alta qualidade que você pode usar em seus anúncios.
Também há software de edição e tutoriais que tornam muito fácil editar seu vídeo em algo do qual você se orgulhe.
Ao considerar a criação de um vídeo para seus anúncios no Facebook, reserve um tempo para planejar sua história e torná-la algo em que você realmente preste atenção. Se você assistir, outras pessoas também verão!
7. Uso de muito texto nas imagens do seu anúncio
O Facebook costumava especificar claramente que uma imagem de anúncio com mais de 20% de texto era proibida. Se a imagem do seu anúncio contiver mais de 20% de texto, você receberá um e-mail informando que seu anúncio precisa ser corrigido antes de ser aprovado.
Hoje em dia, o Facebook usa categorias (Baixo, OK, Médio e Alto) para classificar sua regra de texto em imagens.
Infelizmente, com esta nova aplicação de sua regra de texto em imagens, o Facebook não vai recusar seu anúncio. Não, eles só vão reduzir o alcance do seu anúncio. Uma classificação baixa de texto em imagens terá um alcance normal, mas o alcance começará a diminuir, pois seu anúncio tem uma proporção de texto para imagem mais alta.
Este é um erro comum de anúncio do Facebook que tem uma solução simples: mantenha o texto em suas imagens de anúncio ao mínimo.
O Facebook oferece uma ferramenta de sobreposição de texto que o ajudará a garantir que seu anúncio não contenha muito texto.
8. Não usando uma página inicial (ou usando uma página inicial não otimizada)
Esse erro de anúncio do Facebook é comum em plataformas de publicidade paga.
Não importa quanto tempo você gasta para criar uma ótima experiência de anúncio, as vendas acontecem na página para a qual você envia o tráfego de seu anúncio. Se suas páginas de destino não se ajustam ao design de seu anúncio, você confundirá as pessoas.
E pessoas confusas não compram produtos nem se inscrevem em boletins informativos de empresas que as confundem.
Mantenha seus anúncios e páginas de destino coordenados – imagens, fontes, cores, tudo! Isso ajuda a criar uma mensagem coesa que transmite um nível de qualidade e atenção aos detalhes que seu público irá apreciar.
9. Não usar testes de divisão para o seu criativo
Muitos anunciantes acham que bons resultados são ótimos … porque eles não dividem o teste.
Qualquer anúncio provavelmente trará alguns resultados positivos, mesmo que não tenha um ótimo ROI. Mas, não cometa o erro de anúncio do Facebook de apenas exibir e exibir anúncios sem executar testes de divisão que o ajudarão a otimizá-los.
Você pode fazer o teste de divisão de quase tudo, mas recomendamos o teste de divisão de seu criativo e a otimização de sua mensagem antes de passar para outros testes.
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer ao dividir o teste de seu criativo:
- Cores dos elementos-chave (um botão de call to action azul ou verde converte melhor?)
- Imagens ou vídeo
- cópia de
- Frase de chamariz (as pessoas respondem melhor a “Inscreva-se” ou “Inscreva-se?”)
- Posicionamento do elemento (ter o formulário de inscrição no lado direito ou esquerdo da página funciona melhor?)
Os testes de divisão não só ajudarão você a otimizar o criativo do anúncio, mas também a compreender o seu público ainda melhor. Quando você sabe como seu público responde a diferentes criativos, pode usar esse conhecimento para criar melhores campanhas publicitárias no futuro.
Claro, você vai querer ser intencional com seus testes. Isso significa não testar tudo ao mesmo tempo. Mude apenas um ou dois elementos e execute seu teste por um tempo para obter um tamanho de amostra decente antes de escolher o vencedor. Em seguida, faça alterações no vencedor e teste novamente!
10. Não obtendo dados suficientes
Esse pode ser o erro de anúncio do Facebook mais potencialmente prejudicial que os profissionais de marketing cometem.
Existe o equívoco de que, se você criar um anúncio bom, ele deve apenas começar a converter e continuar convertendo. Alguns comerciantes começarão a veicular uma campanha publicitária, não conseguirão uma venda em um dia, e mudarão o anúncio (ou interromperão a veiculação de anúncios porque “eles não funcionam”).
Pare de fazer isso.
Se você não deixar seu anúncio ser veiculado por tempo suficiente, não saberá se ele está funcionando. É aqui que o pixel do Facebook se torna útil.
O Facebook precisa de cerca de 50 a 100 conversões todas as semanas para otimizar seu algoritmo de conversões. Se você não estiver fazendo vendas suficientes, a campanha não terá o desempenho que você deseja.
Mas como você obtém os dados de que precisa sem gastar muito dinheiro em campanhas de conversão para compra?
Suspenda essas campanhas até que você tenha coletado dados suficientes. Você sempre pode executar outras campanhas até que tenha o orçamento para obter as conversões de que precisa para uma conversão para comprar campanha.
11. Não fazer check-in
Esse erro de anúncio do Facebook é fácil de remediar.
Lembre-se de que os anúncios do Facebook não são uma coisa do tipo “configure e esqueça”. Mesmo se você tiver um anúncio perfeitamente otimizado, se não estiver analisando o desempenho do seu anúncio e fazendo ajustes, provavelmente não está aproveitando ao máximo o seu anúncio.
Não importa o tipo de campanha que você está exibindo e por que, quanto está gastando ou quem é seu público-alvo, você precisa verificar seu anúncio.
12. Criação de novos anúncios quando suas campanhas estão funcionando
Você encontrou o ponto ideal. Você tem um público responsivo, leads estão chegando, você está obtendo conversões.
Você realmente vai criar um novo anúncio?
Com sorte, você ficaria surpreso com a prevalência desse erro de anúncio do Facebook entre os anunciantes mais experientes.
Se você tiver um anúncio com bom desempenho, reserve um tempo para analisá-lo. Há algo que você possa fazer para otimizar ainda mais o anúncio? Existe algo que você deseja testar?
É muito melhor analisar, otimizar e testar seus anúncios existentes que apresentam bom desempenho em vez de criar anúncios totalmente novos.
Resumo
Não é difícil obter uma boa resposta de suas campanhas publicitárias no Facebook. Ao conhecer e compreender os erros mais comuns de anúncios do Facebook, você pode evitar esses erros e criar anúncios que impressionam seu público, direcionam tráfego, geram leads e aumentam as vendas.
(3) Comments
A estratégia de storytelling é eficaz para criar uma conexão emocional com os consumidores e transmitir os valores da marca.
Utilize o remarketing: O remarketing permite alcançar pessoas que já visitaram seu site, exibindo anúncios relevantes em outros sites que elas visitam. Isso ajuda a lembrar e incentivar os visitantes a retornarem e concluírem uma ação.
A análise de dados é fundamental para tomar decisões informadas no marketing digital de performance.