Ferramentas e truques para otimizar sua campanha do Google Ads


Aprenda a identificar fontes de problemas potenciais

Todos os anos, as empresas investem muito dinheiro para otimizar sua campanha do Google Ads, tentando alcançar seu público-alvo e aumentar o interesse em suas ofertas. O melhor indicador da quantidade de dinheiro que as pessoas gastam em suas campanhas do Google Ads é a receita que o Google obtém, já que cerca de 90% da receita do Google vem de publicidade.

Não é segredo que o Google lucra com todos os anúncios pagos, mas você está gerando alguma receita com os seus?

É fácil criar uma campanha do Google Ads, pois tudo que você precisa fazer é configurar uma conta, inserir as informações do seu cartão de crédito, selecionar as palavras-chave que deseja segmentar e criar um texto do anúncio. No entanto, para criar uma campanha eficaz do Google Ads, você precisa fazer um pouco mais. Você precisa medir regularmente os resultados e otimizar sua campanha de acordo, para ter certeza de que seus esforços estão realmente valendo a pena.

Otimizar sua campanha do Google Ads é mais fácil de falar do que fazer, mas isso não significa que seja tão complexo que seja impossível. Depois de pegar o jeito, você poderá colher recompensas reais de suas campanhas, então continue lendo para mergulhar em todas as etapas para ajudá-lo a começar. Quando terminar isso, você saberá exatamente como se colocar no caminho certo para o sucesso.

Defina claramente seus objetivos

Essa é uma etapa importante em todo processo de otimização bem-sucedido do Google Ads porque, se você não tiver alvos claramente definidos, não poderá otimizar seus anúncios de maneira adequada. Somente quando você define seus alvos, você pode combinar seus anúncios, seu grupo de anúncios, suas palavras-chave e toda a sua campanha com eles. Só então você será capaz de fazer comparações adequadas e ver qual direção tomar para tornar sua otimização eficaz.

Vincule sua conta do Google Ads ao Google Analytics

Por que você deve vincular sua conta do Google Ads ao Google Analytics ? Porque é a melhor maneira de ver exatamente o desempenho de sua campanha, já que você pode verificar sua CTR (taxa de cliques), taxa de rejeição, conversões, o tempo que as pessoas passam em seu site depois de clicar em seus anúncios e muitas outras métricas isso o ajudará a ter uma visão melhor sobre o desempenho de sua campanha.

Primeiro, você precisa se certificar de que ativou a codificação automática do URL de destino nas configurações do Google Ads, a opção que você encontrará em Configurações da conta> Preferências , onde tudo o que você precisa fazer é marcar a caixa designada.

Depois de fazer isso, vá para sua conta do Google Analytics e, em Vinculação de produtos , você encontrará a opção Vinculação do Google Ads , onde tudo que você precisa fazer é selecionar a conta do Google Ads adequada que deseja vincular à sua conta do Google Analytics. Depois de fazer isso, você poderá ver todos os dados de sua campanha do Google Ads em seus relatórios do Google Analytics.

Depois de vincular sua conta do Google Ads ao Google Analytics, você deve segmentar suas palavras-chave e especificar os tipos de conversão. Você também pode fazer as duas coisas no Google Ads, mas o Google Analytics oferece outras ferramentas excelentes para acompanhar o desempenho de suas palavras-chave e visualizar relatórios de conversão acionáveis.

Por exemplo, você pode segmentar suas palavras-chave para ver o desempenho das palavras-chave de cauda longa em comparação com as de cauda curta. Você também pode agrupá-los em diferentes categorias, como com marca e sem marca, por exemplo.

Quando se trata de conversões, você pode especificar macroconversões e microconversões e segmentar tipos de conversão específicos em relatórios detalhados, que lhe darão uma excelente visão sobre suas conversões. Há muito mais coisas que você pode fazer no Google Analytics quando se trata de suas campanhas do Google Ads, e é exatamente por isso que você deve aproveitar seu poder e usá-lo a seu favor.

Aprenda a identificar fontes de problemas potenciais

Essa é a chave absoluta para todo processo de otimização do Google Ads bem-sucedido porque, se você não conseguir identificar claramente as fontes de problemas em potencial, como irá resolvê-los? Você precisa saber exatamente o que faz com que seu dinheiro vá pelo ralo, para que possa consertar o vazamento com eficácia.

Por exemplo, você define as metas de sua campanha para, digamos, ajudá-lo a gerar mais conversões e configura um custo de R$ 20 para cada uma. Depois de um certo tempo, você verifica sua conta do AdWords e, ao examinar mais de perto as métricas adequadas, vê que sua campanha está gerando conversões a um preço muito mais rápido – digamos que um preço 340% mais alto do que seu preço-alvo por conversão.

A maioria dos anunciantes simplesmente interromperia a campanha em questão e começaria a planejar uma nova com uma abordagem e estratégia completamente diferente. No entanto, isso é algo que você nunca deve fazer, porque sua próxima campanha pode entregar os mesmos resultados negativos. Portanto, você precisa chegar ao cerne do problema, para que possa ver exatamente por que sua campanha não funcionou da maneira que deveria e o que você pode fazer para melhorá-la.

O que costuma ser o problema é que um ou mais componentes de uma campanha específica não apresentam um desempenho tão bom quanto você gostaria. Portanto, você deve aplicar segmentos diferentes em seus relatórios do Google Ads e ver exatamente qual é a origem do problema.

Por exemplo, em relação ao exemplo acima, talvez seja um tipo específico de dispositivo que trouxe todo o tráfego com conversões caras. Nesse caso, você sabe que há algum problema de tráfego de celular, mas ainda não sabe o motivo, então não interrompa sua campanha ainda.

Dado o fato de que os aplicativos móveis tendem a consumir muito dinheiro, a próxima etapa lógica neste caso específico seria verificar o tráfego que você recebe dos aplicativos móveis. Você faria isso em seus relatórios de canais, onde aplicaria o filtro apropriado, o que permitiria que você ver se todos os cliques desperdiçados realmente vieram de aplicativos.

Uma vez que você encontrou a origem do seu problema, você pode tomar as medidas adequadas para resolvê-lo. Portanto, não pare sua campanha e não pense que a segmentação de usuários de celular não funciona, mas, em vez disso, vá para as exclusões de canais da campanha e exclua o canal para aplicativos.

Você certamente entende agora que localizar a fonte de problemas potenciais é exatamente o que o ajudará a otimizar suas campanhas do AdWords da maneira certa, porque você precisa entender o que está por trás dos números. Agora que você entendeu isso, pode passar para vários relatórios e métricas que permitirão que você identifique as fontes de problemas potenciais para todos os elementos importantes de sua campanha.

Avalie os resultados no nível da campanha

Você deve sempre verificar primeiro os relatórios que mostram os resultados no nível da campanha e, posteriormente, examinar os relatórios no nível do grupo de anúncios.

Você pode começar verificando o desempenho de diferentes dispositivos, como mostrado no exemplo acima. Isso o ajudará a ver se há ou não um problema específico em relação a todos os dispositivos que você segmenta com seus anúncios ou talvez um dispositivo específico esteja causando alguns problemas. Para descobrir, você precisa aplicar o segmento Dispositivo na guia Campanhas em seu Google Ads.

Você também pode verificar se o orçamento da campanha é o que causa o fracasso, ou seja, se o orçamento talvez seja insuficiente. Você pode fazer isso verificando a coluna Parcela de impressões perdidas da rede de pesquisa (orçamento) (IS significa parcela de impressões). Você também pode ver a hora do dia em que o orçamento é insuficiente acessando a guia Dimensões e selecionando a opção Hora> Hora do dia.

Depois de saber exatamente quando está faltando orçamento, você pode seguir uma das duas etapas para otimizar adequadamente sua campanha. Você pode reduzir seus lances para as horas em que a maior parte do seu orçamento é gasto, mas que não trazem bons resultados, ou pode lançar uma nova campanha para aquelas horas que não têm orçamento, mas são mais lucrativas, para que possa configurar um orçamento separado para eles. Você pode fazer o mesmo em diferentes dias da semana.

Se você não tem como aumentar seu orçamento e deseja que seus anúncios sejam colocados no Google ao longo do dia, sem selecionar horários diferentes, vá até as configurações de sua campanha e escolha o método de entrega padrão. Na verdade, essa é a opção recomendada, pois otimiza a exibição de seus anúncios e permite que você gaste seu orçamento de maneira uniforme ao longo do tempo.

O outro método de entrega que você pode escolher é o método acelerado, que gasta seu orçamento mais rapidamente, mas é uma ótima opção se seu orçamento realmente não está sendo gasto ao longo do dia todo. Se for esse o caso e você decidir escolher o método de entrega acelerada, você pode, por exemplo, aumentar os lances para palavras-chave específicas que o Google estima estar “abaixo do lance de primeira página”.

Você também deve verificar a coluna Parcela de impressões perdidas da pesquisa (classificação) , que mostrará a porcentagem de impressões que você perdeu devido à baixa classificação do anúncio. Isso mostrará quais campanhas (se você lançou mais de uma) estão enfrentando certos problemas com suas palavras-chave, para que você possa realizar as etapas adequadas para otimizá-las.

Teste A/B seus anúncios

Para obter os resultados mais úteis, você não deve testar seus anúncios antes de obter pelo menos 100 cliques. No entanto, se você não quiser esperar, pode conduzir um Teste de Significância A/B que o ajudará a descobrir se seus dados têm ou não significância estatística.

No entanto, a melhor maneira de testar seus anúncios e obter uma visão clara sobre o seu desempenho, para que você possa corretamente otimizá-los e transformar sua campanha em um bem sucedido e rentável, é a realização de testes de separação, ou seja, o teste A/B . Se você fizer um teste A/B de pelo menos dois anúncios por grupo de anúncios, terá certeza de que terá sucesso com todas as suas campanhas do Google Ads e ficará à frente da concorrência.

Com os testes A/B, você pode testar diferentes versões do seu texto do anúncio, pode testar títulos longos em comparação com os curtos, pode testar diferentes tipos de imagens de anúncios e praticamente todos os outros elementos colocados em seus anúncios, para que possa ver quais versões têm melhor desempenho do que as outras e otimize seus anúncios de acordo.

Depois de realizar testes para medir o desempenho de seus anúncios, você deve ir até a guia Anúncios e aplicar o segmento Palavra – chave/Canal , porque assim você poderá ver se algumas palavras-chave têm um grande efeito em seu anúncios ou que estão fora da faixa média. Por exemplo, uma determinada palavra-chave pode levar a uma CTR muito mais alta do que a média, portanto, nesse caso, você deve colocar essa palavra-chave em um grupo de anúncios diferente.

A chave absoluta quando se trata de testes A/B não é testar anúncios que são bastante semelhantes entre si, mas sim criar anúncios com estratégias de vendas completamente diferentes e testá-los divididos. Dessa forma, você verá quais anúncios trazem mais benefícios, para que possa tomar melhores decisões em relação a todas as suas campanhas do Google Ads.

Faça melhorias adequadas de palavras-chave

Palavras-chave são a base de sua campanha do Google Ads, então você precisa se certificar de que está usando as corretas. Antes de lançar sua campanha, você certamente conduziu uma pesquisa de palavras-chave para ver quais palavras-chave seu público-alvo está procurando para encontrar os produtos ou serviços que você oferece. No entanto, se você não verificar o desempenho deles regularmente, poderá perder muito dinheiro, pois pode estar direcionando um tráfego que não se converte em leads de qualidade.

Portanto, você precisa verificar seu CTR regularmente, porque é exatamente o que afeta seu Índice de qualidade no Google Ads. Se o seu Índice de qualidade for alto, seus anúncios serão veiculados com mais frequência, serão veiculados em posições melhores e seu CPC (custo por clique) será menor.

Por que a CTR é tão importante? Porque o Google simplesmente não veiculará seus anúncios com a frequência que você gostaria se eles tivessem CTR baixa, ou seja, se eles não gerassem nenhum lucro para o Google. Portanto, verifique o desempenho de suas palavras-chave regularmente, para que você possa fazer os ajustes adequados e aumentar ou diminuir seus lances de acordo.

O que pode afetar negativamente toda a sua campanha são as palavras-chave negativas. Esses são termos e frases que realmente não têm muito ou nada a ver com o que você está oferecendo, portanto, se seus anúncios os incluírem, eles não aparecerão nos resultados de pesquisa na frente das pessoas certas que você deseja segmentar.

Por exemplo, se você oferece produtos muito baratos ou mesmo alguns produtos gratuitos, uma de suas palavras-chave negativas deve ser “cara”. Se você não adicionar uma lista de palavras-chave negativas , poderá acabar segmentando clientes que não estão realmente interessados ​​no que você tem a oferecer, de modo que seu dinheiro acabaria no ralo. Uma lista de palavras-chave negativas servirá como garantia de que você não pagará pelas buscas que contenham essas negativas, ou seja, pelas buscas que nada têm a ver com o seu negócio.

Implementar melhorias de localização

Em primeiro lugar, incluir extensões de local ajudará você a atrair muito mais pessoas interessadas em seus anúncios, porque eles conterão informações que seus clientes-alvo podem achar extremamente relevantes, como número de telefone, endereço e horário de funcionamento, por exemplo. Se você adicionar essas informações em seus anúncios, seus clientes-alvo irão encontrá-lo no Google Maps com muito mais facilidade e rapidez.

Por que usar um ramal para deixar seu número de telefone? Porque o Google colocará um botão de chamada ao lado do seu anúncio, para que qualquer pessoa interessada no que você oferece possa ligar para você instantaneamente. Se você definir o horário comercial, esse botão de chamada não será exibido quando você estiver fechado.

Para permitir que o Google exiba seu número de telefone ao lado do anúncio, você precisa ir até a guia Extensões de anúncio e selecionar a opção de extensões de chamada. Insira seu número de telefone na caixa designada e escolha se deseja usar um número de telefone de encaminhamento de chamadas do Google com relatório de chamadas ou usar seu próprio número de telefone sem relatório de chamadas.

Quando se trata de segmentação por local do Google Ads , você também pode usar a segmentação por raio, caso queira segmentar um grupo de pessoas localizadas em um local físico específico. Dessa forma, sua campanha ficará mais focada e você não desperdiçará seus esforços, sem falar no seu dinheiro, no direcionamento de pessoas que não terão interesse em seus produtos ou serviços.

Otimize seus anúncios para celular

Como o uso de celular está no auge, nem é preciso dizer que você precisa otimizar sua campanha do Google Ads para aparelhos celulares . Dado o pequeno tamanho de tela dos dispositivos móveis, você deve certificar-se de que as cópias dos seus anúncios sejam concisas, para que possa dar aos seus clientes-alvo o que eles desejam imediatamente. Portanto, evite palavras-chave de cauda longa ao criar anúncios dedicados para celular.

O que é incrivelmente importante é certificar-se de que suas páginas de destino sejam otimizadas para dispositivos móveis também porque, se elas não forem otimizadas para dispositivos móveis, não há realmente nenhum ponto em direcionar usuários móveis a quem você não fornecerá ótimas experiências de usuário quando eles clicarem e venha verificar a oferta de seu anúncio em seu site.

O que muitos profissionais de marketing on-line deixam de fazer, mas você definitivamente deveria, é excluir aplicativos para celular de sua campanha do Google Ads. A razão mais importante pela qual você deve fazer isso é o fato de que as crianças de hoje em dia passam a maior parte do tempo jogando em telefones celulares. Isso significa que, na maioria das vezes, as crianças clicarão em seus anúncios em vez de fechá-los, o que fará com que você perca muito dinheiro.

Portanto, certifique-se de acessar as opções de segmentação em seu Google Ads e simplesmente excluir os aplicativos para celular de sua campanha.

O Google Ads pode ser uma plataforma muito complicada para iniciantes, portanto, se você for um, todas as dicas acima mencionadas são certamente muito úteis. Há muito mais coisas que você pode fazer no Google Ads para otimizar sua campanha, mas essas dicas são definitivamente mais do que suficientes para dar a você um senso de direção e ajudá-lo a gerar vendas e receita com seus anúncios.

Tudo isso deve ajudar você a entender melhor o Google Ads e as maneiras como você pode usá-lo para atrair leads de qualidade, mas certifique-se de se aprofundar no assunto e aprender sobre todos os outros detalhes que tornam essa plataforma a melhor possível para veiculação anúncios e direcionar as pessoas certas que irão essencialmente ajudá-lo a expandir sua marca.

(3) Comments

  1. A análise da concorrência pode fornecer insights valiosos para melhorar a performance no marketing digital.

  2. Faça parcerias com microinfluenciadores locais: Além dos influenciadores de renome, busque parcerias com microinfluenciadores locais que tenham seguidores altamente engajados em sua área geográfica. Isso pode ajudar a direcionar seu marketing para um público mais segmentado.

  3. Mantenha-se atualizado com as tendências e inovações: O mundo do marketing digital está em constante evolução. Esteja atento às novas tendências, tecnologias e canais de comunicação emergentes. Adaptar-se e experimentar novas abordagens pode ajudar a impulsionar sua estratégia.

Leave a Reply