Princípios básicos para iniciar uma campanha PPC


Princípios básicos para iniciar uma campanha PPC

PPC significa um método de pagamento por clique que os profissionais de marketing normalmente usam em marketing online. Mas o PPC é mais do que uma estratégia de publicidade inteligente, é também uma tendência da internet altamente recompensadora.

Os formulários PPC populares incluem anúncios localizados entre as primeiras páginas do mecanismo de pesquisa. Embora os anúncios pagos custem aos anunciantes uma pequena taxa cada vez que um usuário clica em seu anúncio, eles também trazem novos visitantes com uma probabilidade até 50% maior de se comprometer com uma compra.

A melhor parte é que os profissionais de marketing são livres para dar lances para colocações de anúncios em um leilão de mecanismo de pesquisa. Na verdade, eles dão lances em palavras-chave relacionadas aos seus negócios. Para simplificar, os profissionais de marketing selecionam a palavra-chave relevante para seus produtos para ver seu anúncio nas primeiras posições em mecanismos de pesquisa com alto tráfego, como o Google.

O objetivo do PPC em marketing 

Você sabia que os anúncios da rede de pesquisa podem aumentar o conhecimento da marca em 80%? Ou que a publicidade gráfica pode aumentar o tráfego do site em 300%? Além do tráfego e do reconhecimento mundial, os anunciantes usam a abordagem PPC para atingir vários objetivos de marketing, incluindo:

  • Consistência do tráfego do site. Embora o baixo tráfego seja ruim para os negócios, um aumento repentino na atividade pode levar ao colapso do site. No entanto, os anúncios de pesquisa pagos equilibram e controlam a quantidade de tráfego, porque o tráfego depende da quantidade de dinheiro que os profissionais de marketing estão prontos para reservar.
  • Conversão de chumbo. Gerar leads é o desafio número um para 63% das empresas. Mas o PPC apóia o crescimento dos negócios atraindo clientes em potencial e os levando em uma jornada para se tornarem clientes. Afinal, os visitantes provenientes de um anúncio de pesquisa paga geram mais vendas do que os visitantes orgânicos.
  • Acompanhamento e medição das metas de marketing. O marketing de PPC permite monitorar e medir o sucesso da campanha publicitária. Ao combinar ferramentas como o Google Ads e o Google Analytics, os profissionais de marketing podem obter uma visão geral completa do desempenho, incluindo cliques, conversões de leads e o impacto geral da campanha.
  • SEO e estratégia de marketing de conteúdo . Devido a uma série de insights de marketing e dados de desempenho coletados pelas ferramentas do Google, os anunciantes têm a vantagem quando se trata de otimização de SEO e desenvolvimento de conteúdo. Além disso, usando outros conjuntos de ferramentas, como Saastools e SpyFu , os profissionais de marketing podem ver o que os concorrentes estão fazendo e apontar mercados favoráveis ​​para seus ganhos.
  • Segmentação e programação . Outra vantagem do PPC é a capacidade de direcionar um local (ou locais) específico para suas campanhas de anúncios pagos. Da mesma forma, têm a vantagem de programar o lançamento para a hora e dia de sua preferência.

Origens de pagamento por clique

Lembra do começo da internet? Foram tempos lentos, mas emocionantes, com tantas regras esperando para serem descobertas. Em 1998, a startup baseada na Internet GoTo.com apresentou o conceito de pay-per-click , uma nova abordagem de marketing para a publicidade.

Essa ideia de pagar quando um cliente real clica em um anúncio é considerada a base do PPC. Como GoTo.com era um mecanismo de pesquisa, os anunciantes também podiam definir lances em palavras-chave para aparecer primeiro nos resultados de pesquisa. E o único objetivo era a publicidade na Internet que você pode medir.

No entanto, o sistema era defeituoso; os profissionais de marketing com um orçamento maior podiam dar lances em palavras-chave que não estavam relacionadas aos seus negócios. Imagine pesquisar por comida de cachorro e tudo o que você verá serão anúncios de esportes da Nike. Você não usaria mais esse mecanismo de busca.

É aqui que o Google interveio para corrigir as falhas. Eles projetaram seu próprio sistema de PPC aprimorado que agora conhecemos como. E quais foram as inovações? Bem, eles incluíram um algoritmo de Índice de qualidade , um sistema que fornece apenas resultados de pesquisa relevantes.

Desde 2000, quando foi lançado, o AdWords e rapidamente se tornou uma plataforma poderosa que trouxe muito dinheiro ao Google. Somente em 2015, o PPC foi responsável por US $ 75 bilhões da receita do Google. Mas eles não são os únicos provedores de PPC; , AdRoll e Bing Ads também desempenham um papel importante no marketing de PPC.

Tipos e plataformas de publicidade PPC 

Conforme mencionado anteriormente, a publicidade PPC tem vários formulários e plataformas de anúncios. As duas principais plataformas de pagamento por clique são:

  • Google Ads – o Google Ads é uma escolha extremamente popular e preferida dos profissionais de marketing porque os anúncios são exibidos não apenas no Google, mas também em sites de parceiros de pesquisa e plataformas da Rede de Display. Isso significa que o marketing do Google Ads é adequado para empresas de todos os tamanhos.
  • Microsoft Bing Ads – como seu rival do Google Ads, o Bing Ads também oferece marketing de PPC, mas apenas nos canais do Bing e do Yahoo. Então, novamente, o Bing teve cerca de 137 milhões de pesquisas exclusivas em desktops em 2018, de acordo com seu site.

Tipos de publicidade PPC

Vários tipos de PPC estão disponíveis, e o certo depende de onde e por que você deseja ser visto. O seu público-alvo está procurando por você? Eles visitaram seu site, mas saíram antes de fazer uma compra? Ou você sabe que os encontrará nas redes sociais? Aqui estão os tipos comuns de PPC.

Marketing de busca paga – Google e Bing

O marketing de busca é uma das práticas de PPC mais comuns com provedores de rede fortes. O processo é simples e fornece resultados de pesquisa orgânica que colocam o anúncio no topo das páginas de pesquisa. A campanha de marketing requer escrever uma cópia do anúncio, selecionar palavras-chave e escolher a plataforma mais adequada para colocar um anúncio.

Publicidade em mídia social

Aqui está um fato interessante: “Os usuários ativos de mídia social aumentaram 21%.” E se você levar em conta que existem 3,48 bilhões de usuários de mídia social em 2019, o marketing de mídia social pode fazer maravilhas para qualquer empresa. Não apenas os adultos online de 18 a 35 anos têm mais probabilidade de seguir uma marca nas plataformas sociais, mas também 71% dos consumidores recomendarão com prazer marcas que proporcionaram uma experiência positiva na mídia social.

Sites como Facebook, LinkedIn e Twitter são perfeitos para direcionar dados demográficos específicos. Portanto, ao colocar um anúncio PPC vinculado ao site de uma empresa, os profissionais de marketing podem melhorar ainda mais o conhecimento da marca. Como? Apresentando o anúncio no feed de notícias do público-alvo ou em seus hangouts sociais.

Exibição de publicidade 

Como o nome sugere, os anúncios de marketing de exibição são imagens, texto ou banners que mostram publicidade para um público específico em vários sites. O que separa essa abordagem de publicidade das outras é que ela permite que os anunciantes escolham os clientes em potencial para os quais desejam exibir esses anúncios. Embora a taxa de cliques seja um pouco menor do que com os anúncios da rede de pesquisa, ainda é uma ótima estratégia para aumentar o reconhecimento.

(Re) Marketing / Direcionamento de Marketing PPC  

Você pode estar familiarizado com remarketing, também chamado de retargeting, se tiver visto anúncios pop-up. Este tipo de publicidade usa cookies do navegador para exibir anúncios semelhantes às suas pesquisas online anteriores. O objetivo é retornar o visitante ao site da empresa na esperança de que ele dê continuidade à compra.

As campanhas de marketing de retargeting podem assumir várias formas, incluindo anúncios em mídia social, publicidade gráfica e até mesmo e-mails. E servem como um lembrete para engajar os visitantes e mantê-los conectados com a marca.

Ofertas especiais de preços PPC    

Você já ouviu falar das campanhas do Google Shopping ? Essa rede de anúncios, junto com outros sites de comparação de preços, reúne e exibe preços e ofertas especiais de marketing de vários sites comerciais. Os visitantes podem consultar as ofertas de produtos ou serviços e comprar diretamente no site de comércio eletrônico selecionado ou diretamente no portal de comparação. Dessa forma, os profissionais de marketing têm a chance de melhorar seu ROI, mas apenas se pagarem por cliques, porque quanto mais investem, maiores são as chances de lucrar.

Marketing de PPC de afiliados

É importante lembrar que todas essas estratégias podem ser utilizadas em conjunto, para aumentar o sucesso das campanhas de marketing. Você pode usar essas abordagens para colocar o anúncio em:

  • Motores de busca
  • Sites de segmentação
  • Mídia social
  • Plataformas de comparação de preços

Quanto isso custaria? Com a publicidade de afiliados, o pagamento é baseado no desempenho, ou simplesmente, custo por aquisição (CPA – custo por ação). O processo pode ser terceirizado ou administrado no local, mas carrega uma certa dose de risco e requer uma estratégia bem planejada, tempo e gerenciamento contínuo.

101 Guia PPC: Como Usar o Marketing PPC na Prática

Embora os anúncios de busca pagos sejam mais caros do que outros métodos PPC, eles também são os mais recompensadores. Essencialmente, eles são provavelmente a melhor fonte para aumentar suas taxas de conversão.

Digamos que você queira iniciar sua primeira campanha de marketing de rede de pesquisa. O que você precisa para cumprir seus objetivos de marketing? Para começar, você já sabe que o Google e o Bing são os motores de busca. Mas há mais do que isso.

Cada campanha de anúncios de pesquisa inclui palavras-chave; no entanto, eles vêm com subcategorias, como anúncios, grupos de anúncios e extensões. Portanto, para construir uma grande campanha, você deve usar os poderes do SEO para otimizar o site da sua empresa para as palavras-chave que deseja usar para atingir os consumidores. Além disso, quanto melhor for a palavra-chave, menor será o custo por clique.

Encontrando a palavra-chave mágica 

O problema com as palavras-chave é que elas estão em constante mudança e evolução. Existem milhares de novas pesquisas a cada mês nas redes de pesquisa populares para novos termos que você nunca pode ter pensado. Portanto, os profissionais de marketing precisam ficar atentos a essas palavras-chave flutuantes para atingir variações exclusivas de palavras-chave.

Exemplo de variações de palavras-chave “Caneca de café azul”:

  • Caneca de café azul
  • Café Caneca Azul
  • Caneca de café azul
  • Caneca Azul para Café
  • Vendas de café caneca azul

As palavras-chave selecionadas não podem ser aleatórias, no entanto. Eles precisam usar um tipo de correspondência nos mecanismos do Google ou Bing para recuperar alternativas de palavras-chave relevantes. Existem quatro tipos principais de correspondência de palavras-chave com usos específicos no marketing de PPC.

  • Correspondência ampla. As palavras-chave estão intimamente relacionadas ou correspondem exatamente às palavras-chave relevantes para o seu negócio.
  • Modificador de correspondência ampla. As palavras-chave correspondem a qualquer termo de consulta de pesquisa, desde que as palavras ou partes delas correspondam à palavra-chave escolhida.
  • Correspondência de frase. Se a frase de palavra-chave corresponder à consulta do usuário, mesmo que haja outras palavras envolvidas, seu anúncio será exibido na parte superior.
  • Combinação exata. A palavra-chave é idêntica à consulta de pesquisa e as palavras-chave estão na mesma ordem, caso contrário, o anúncio não será exibido.

Aqui está um exemplo simples:

Palavras-chave Negativas

Além de pesquisas de palavras-chave positivas, os profissionais de marketing também podem usar palavras-chave negativas para restringir o tráfego não qualificado. Por exemplo, o público do Google pode procurar produtos “grátis” ou “baratos” na consulta de pesquisa que não se aplicam a serviços caros e produtos de última geração. Portanto, os profissionais de marketing podem usar esses termos como palavras-chave negativas para limitar o tráfego do site apenas a compradores em potencial.

Grupos de Anúncios

Grupos de anúncios são um grupo de um ou mais anúncios com um conjunto alvo de palavras-chave que os profissionais de marketing usam para remarketing. Depois que um anunciante define um lance, a palavra-chave do grupo de anúncios aciona a exibição de um anúncio. No entanto, os profissionais de marketing também podem definir preços para palavras-chave individuais no grupo de anúncios. E todos os anúncios devem seguir um tema para o tipo de produto ou serviço que você deseja promover.

Anúncios Expandidos   

Ao encontrar suas palavras-chave e selecionar grupos de anúncios, você pode começar a escrever seu anúncio. Mas lembre-se de que os anúncios de sucesso seguem um tema de palavra-chave e têm uma frase de chamariz e propostas valiosas. Além disso, você deve seguir as regras da plataforma de estrutura de anúncios com especificações precisas, como:

  • Título 1 e 2 – 30 caracteres no máximo (incluindo espaços)
  • Descrição – até 80 caracteres (incluindo espaços)
  • Caminho 1 e 2 – 15 caracteres, máx.

Os anúncios não devem enganar e devem ser bem escritos e ter pontuação e gramática corretas. Além disso, é recomendável testar primeiro pelo menos dois anúncios de seu grupo de anúncios para:

  • Limite o uso amplo de palavras-chave de tipo de correspondência
  • Aplicar palavras-chave negativas
  • Use palavras-chave modificadas de correspondência ampla
  • Teste diferentes recursos e vantagens de seus produtos para uma melhor descrição do anúncio
  • Escolha páginas de destino que sejam relevantes para suas palavras-chave e anúncios

Se você estiver optando pelo Google, considere aproveitar as vantagens dos tipos de extensão que a rede tem a oferecer, incluindo:

  • Extensão de chamada: seu anúncio mostrará o número que os visitantes podem ligar ou clicar para ligar diretamente de seus telefones celulares.
  • Extensão de comentários: exiba seu anúncio com comentários positivos dos clientes.
  • Localização: esta extensão adiciona seu endereço comercial.
  • Extensão de sitelink: texto teaser adicional em seu anúncio para atrair consumidores.
  • Extensão de frase de destaque: são linhas de texto adicionais, como “frete grátis”, que fornecem informações adicionais aos visualizadores.

Listas de produtos e anúncios gráficos  

As campanhas de marketing da lista de produtos são usadas na publicidade de comércio eletrônico PPC e contêm imagens, preços e títulos dos produtos. Você terá que abrir uma conta do Google Merchant Center para utilizar os feeds de produtos do Google.

Exemplo de listas de produtos:

Se você decidir veicular uma campanha de marketing gráfico, precisará saber como criar um anúncio responsivo usando imagens interessantes. Mas lembre-se de que um anúncio responsivo ajusta automaticamente o tamanho da imagem de acordo com o padrão de imagem selecionado.

PPC em Dispositivos Digitais

Os usuários de celular são uma fonte inesgotável de receita para profissionais de marketing que buscam agradar o público. Seus anúncios serão exibidos em vários dispositivos, incluindo smartphones, desktops e tablets.

Embora laptops e tablets tenham uma estrutura semelhante, quando se trata de anúncios PPC, os smartphones exigem modificações para uma boa experiência do usuário. Você pode usar um modificador de lance que permitirá que você mostre seus anúncios com consistência em todos os dispositivos.

De acordo com o suporte do Google, os ajustes de lance funcionam por porcentagens:

“Digamos que você tenha uma campanha com bom desempenho em dispositivos móveis com um lance máximo de CPC de US $ 1. Para exibir seu anúncio para mais clientes em dispositivos móveis, você aumenta seu lance em 20% para pesquisas em dispositivos móveis, resultando em um valor de lance final de US $ 1,20. Aqui está a matemática:

Lance inicial: $ 1

Ajuste de celular: $ 1 + ($ 1 x 20%) = $ 1,20

Lance resultante para pesquisas em dispositivos móveis: $ 1,20 ”

A otimização do PPC móvel é uma parte crucial de qualquer estratégia de marketing71% dos profissionais de marketing que acreditam que a publicidade móvel é o núcleo de seus negócios não poderiam estar mais certos. Afinal, os dispositivos móveis são responsáveis ​​por 53% dos cliques da pesquisa paga, portanto, certifique-se de incorporar essa tática em seu plano de marketing.

Resumo

A enorme expansão digital moldou e mudou rapidamente o marketing nos últimos dois anos, e há mais inovações tecnológicas por vir. Os profissionais de marketing precisam estar atentos às tendências futuras e usar apenas as melhores práticas de marketing para atingir seus objetivos.

A abordagem de pagamento por clique trouxe muitos benefícios para o mundo corporativo. Hoje, o PPC é a estratégia mais comum e é praticamente um padrão de publicidade digital. Dado que esse método continua a melhorar e ganhar mais popularidade, é essencial para os anunciantes prósperos usarem o PPC com sabedoria se quiserem atrair consumidores, mais tráfego, melhor reconhecimento da marca e, por fim, aumentar a receita.

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