Link Building: 15 maneiras de conseguir mais backlinks para melhorar sua classificação


Link Building

Uma pesquisa da Moz mostrou recentemente que cerca de 37% dos proprietários de empresas gastam entre US $ 10.000 e US $ 50.000 por mês na construção de Link Building, o que nos deixou com duas conclusões valiosas:

  1. Backlinks ainda são a melhor maneira de aumentar os rankings do Google, aumentar o conhecimento da marca e gerar receita.
  2. O desenvolvimento de uma estratégia de backlink eficaz não é barato.

Se você está pensando em obter mais backlinks para construir sua classificação, está pensando em uma direção um pouco errada. O truque não está em mais, mas em como. Na era pós-Penguin de hoje, o único backlinking que importa é aquele que opera com qualidade em vez de quantidade.

Seu investimento, como revelam os números da Moz, será substancial – é hora de descobrir como gastar menos dinheiro em menos backlinks e obter mais resultados em retorno.

Você veio ao lugar certo.

Vamos explorar 15 maneiras eficazes de obter mais backlinks de alta qualidade em 2017 e além.

O que são backlinks?

Caso alguém tenha acabado de recomendar a estratégia de backlink para você, mas você não tenha ideia por onde começar ou a que se refere, aqui está um rápido lembrete. (Todos vocês que vieram para obter atualizações sobre novas técnicas e tendências de SEO, role para baixo até “Como construir menos e obter mais”. Dicas úteis aguardam por você lá.)

Backlinks são links que apontam para o seu site a partir de domínios externos, enquanto um domínio externo pode ser qualquer página da Internet que seja relevante para o seu e tenha alto domínio e autoridade de confiança. Juntos, todos os backlinks de sites externos (também chamados de domínios de referência) correspondem ao perfil de backlink do seu site, contribuindo para sua classificação, visibilidade, relevância, autoridade, diversidade e força geral.

O que os torna tão importantes? Vamos dissecar isso a partir de três perspectivas – dos usuários, dos mecanismos de pesquisa e da sua.

Da perspectiva do usuário, os backlinks são uma ótima maneira de descobrir mais informações sobre os mesmos tópicos ou tópicos relevantes. É exatamente como aprender na Wikipedia – composto de hiperlinks, uma página leva a outra, expandindo ou restringindo o campo de pesquisa do usuário.

Da perspectiva de um mecanismo de pesquisa, os backlinks ajudam a determinar a importância e o valor de cada site. No que parece ter sido cem anos atrás, o número de backlinks era um indicador de quão popular a página é. Hoje, os fatores de classificação são muito mais rigorosos.

O que tem para você? Para qualquer pessoa que administre um negócio na área digital, backlinks de alta qualidade garantem tráfego de referência constante. Se você os criar corretamente, as pessoas que estiverem procurando por informações, produtos e serviços relacionados aos seus serão encaminhadas ao seu site a partir de domínios externos nos próximos anos. Enquanto isso, sua classificação no Google aumentará, o que lhe dará primeiro a exposição da marca, depois o reconhecimento da marca e, por fim, a autoridade da marca. Nesse ponto, seu CRM estará transbordando.

Agora que explicamos o que são backlinks e como eles contribuem para o sucesso, vamos nos aprofundar.

Como Construir Menos e Obter Mais

Era uma vez, todos os links eram criados iguais. Mais importante, as técnicas de construção eram mais simples. Graças ao Google e suas muitas atualizações de algoritmos, as coisas hoje parecem um pouco mais complicadas.

A autoridade de domínio e a confiança são hoje o fator de classificação mais significativo, com cerca de 23,87% do valor total das ações. De acordo com o Copyblogger , a popularidade do link caiu para cerca de 22,33%, enquanto o texto âncora do backlink vem em terceiro, com 20,26%.

Se a classificação moderna tem tudo a ver com confiança e popularidade, então o backlinking moderno deve ter tudo a ver com isso também.

Aqui está o que é necessário para construir links externos que realmente funcionem.

  1. Saber o que o Google deseja

Os especialistas em SEO podem odiar as atualizações de algoritmos do Google o quanto quiserem, mas ainda não podem negar que as mudanças recentes têm um propósito muito nobre. O objetivo final do Google é “organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis”, o que é bastante revolucionário.

Claro, o Google não é o único mecanismo de busca do mundo. Mas, em termos de internet que não é deep nem dark web, é a única que importa. Se você quiser construir sua presença online, precisará fazê-lo no Google, o que significa que terá de fazê-lo obedecendo aos padrões do Google.

E, uma vez que o objetivo final do Google é tornar a Internet um lugar melhor para os usuários, não para as empresas, esse deve ser o seu objetivo também. Isso significa nenhum link irrelevante, nenhum link de spam e nenhuma compra de link. Qualquer técnica que gire em torno disso será penalizado antes mesmo de você pronunciar a palavra SEO.

  1. Desenvolvendo uma base forte para o edifício da ligação

O segundo pré-passo é construir uma base de construção de backlink forte. Se o seu site estiver uma bagunça, nenhum domínio de referência com alta autoridade irá querer um link de volta para você. Mesmo que eles por alguma dúvida o façam, você terá muito pouco valor do tráfego de usuários que continua vindo apenas para continuar se recuperando.

Então, o que torna um site qualificado para obter backlinks de alta qualidade?

  • Sendo tecnicamente otimizado
  • Não ter esforço para navegar
  • Ser rico em conteúdo valioso

Todos os três se referem a uma experiência de usuário agradável. Para vincular de volta a você, um domínio de referência inspecionará seu site da perspectiva de um usuário. Se descobrir que possui todas as características necessárias para proporcionar uma experiência de usuário excepcional – entre as quais acessibilidade, fluxo, navegação e conteúdo são as mais importantes -, a vinculação será igualmente benéfica para o site, seus usuários e para você .

Além disso, fornecer uma experiência de usuário ruim prejudica o usuário e, consequentemente, retarda a missão centrada no usuário do Google. Não é algo pelo qual você possa ser penalizado, mas é algo que fará o Google repensar sua disposição de ajudá-lo e subir no ranking de busca.

Esses são os itens essenciais que você precisa abordar.

  • Corrigindo Erros Técnicos

Em termos técnicos, fornecer uma ótima experiência ao usuário significa ser rápido, acessível e livre de bugs.

Se você não tiver certeza de que seu site é, verifique a velocidade de carregamento e pense em como ele é compatível com dispositivos móveis. O Google pode realmente ajudá-lo a revisitar e melhorar ambos – basta consultar seu PageSpeed ​​Insights e verificação de compatibilidade com dispositivos móveis.

Outros problemas técnicos podem ser o uso incorreto de diretivas, METAdata duplicado, erros canônicos, erros 404, cadeias de redirecionamento, redirecionamentos 302 e conteúdo duplicado. Para ficar no lado seguro, use Siteliner para conteúdo duplicado e Screaming Frog SEO Spider para o resto.

  • Racionalizando a Navegação

A navegação no site se refere à maneira como os usuários acessam páginas individuais em seu site. Como seu objetivo é impedir que eles voltem o máximo que puder, a forma como navegam faz toda a diferença.

Pergunte a si mesmo – o conteúdo do seu site está bem organizado?

Quão difícil é encontrar informações relevantes? Os usuários precisam alternar entre as guias ou tudo é colocado em uma ordem lógica, guiando-os de uma página para outra? Quando se trata de experiência do usuário, a organização do site é fundamental. Certifique-se de que tudo está devidamente categorizado e muito intuitivo de usar.

E, não se esqueça de interligar antes de fazer o backlink. Ao tornar a arquitetura do seu site convenientemente interconectada, o link building interno é uma ótima base para referências externas. Ele contribui não apenas para a experiência do usuário sem esforço, mas também para a forma como o Google e os domínios de referência o veem.

  • Produzindo conteúdo valioso

Se tivéssemos que descrever o que realmente significa conteúdo valioso, esta seção devoraria todo o artigo. Como a unidade mais importante do marketing digital, o conteúdo está sujeito a muitas interpretações – o que o torna valioso muitas vezes transcende a objetividade, e objetividade é o que precisamos.

É por isso que temos que olhar para o conteúdo exclusivamente da perspectiva do backlink building.

O parágrafo a seguir é um resumo de tudo o que você precisa saber.

  1. Seguindo a regra 90/10 – Criação de conteúdo compartilhável / vinculável

Conteúdo valioso implica qualquer coisa em que os visitantes do seu site gastem seu tempo com prazer. Seja um artigo, um infográfico, um vídeo ou qualquer outra coisa, seu objetivo é atrair seu público e fazê-lo ficar com você como uma marca. Talvez se inscreva, talvez compre. É envolvente, útil e altamente relevante.

Quando se trata de backlinking, também é essencial.

Uma das regras frequentemente citadas desta técnica de SEO é chamada 90/10 . Isso significa que sua estratégia de backlink precisa ter 90% de conteúdo valioso e apenas 10% de link building. Sem o conteúdo que os usuários compartilham e aos quais os domínios de referência desejam se vincular, não há nenhum backlinking eficaz.

  1. Backlinking por meio de infográficos

Os infográficos são outra ótima maneira de produzir conteúdo valioso e construir backlinks de alta qualidade. O público de hoje gosta que seu conteúdo seja visual, simplesmente porque esse conteúdo é fácil de entender e parece incrível quando compartilhado. Para cada quinto artigo, delicie-os com um infográfico atraente.

  1. Pesquisa e segmentação de palavras-chave

Outra característica de conteúdo valioso do qual o backlinking se beneficia diretamente é a palavra-chave certa. É também o que pode ser usado como um texto âncora que vincula uma página a outra, enviando assim o usuário de um domínio de referência para o seu site. Se você quiser fazer isso direito, não pode evitar a pesquisa de palavras-chave.

Vá para o Google AdWords para obter ajuda e não hesite em usar o Planejador de palavras-chave. Ele lhe dará ideias brilhantes para construir uma campanha que atinja seu público-alvo. Isso é exatamente o que são palavras-chave – uma frase relevante de como pensam, do que precisam e do que gostariam de ler ou comprar.

  1. Ajudando o Google a encontrar e indexar seu conteúdo

Quanto mais cedo você construir uma base sólida, mais cedo poderá começar a gerar backlinks. Falta mais uma etapa e você está pronto.

Antes de escolher a melhor técnica e implementar uma estratégia de construção de apoio, certifique-se de que o Google já encontrou e indexou o conteúdo do seu site. A maneira mais fácil de ser notado pelo Google, diz Nail Patel, é usando Alexa da Amazon . Se o seu conteúdo for estelar, ele irá indexá-lo em 6 horas.

Veja como fazer.

Depois de publicar uma nova postagem de blog em seu site, cole o URL da página no Alexa. Você será imediatamente adicionado ao seu diretório, que os spiders do Google rastreiam o tempo todo. Assim que detectarem sua página como a adição mais recente, o mecanismo de pesquisa também a pegará e a indexará para sempre.

  1. Pesquisa de sites semelhantes: Relevância

Sim, relevância novamente. Esta é a primeira regra de backlinking bem-sucedido, então ouça com atenção e faça anotações. Com isso, sua estratégia pode começar oficialmente.

Construir backlinks de alta qualidade é impossível sem conteúdo relevante. Para criar um perfil de backlink forte em seu site, você precisa obedecer às regras do Google. E, como discutimos anteriormente, eles têm tudo a ver com fazer da Internet um lugar de informações organizadas e de fácil acesso.

Daí a importância de ser relevante. Aqui está um exemplo prático.

Digamos que você venda smartphones. Seu objetivo é atrair pessoas que tenham interesse em comprá-los, certo? Para fazer isso, você precisa que o conteúdo do seu site seja atual e que seu domínio de referência seja seguido por entusiastas de smartphones.

Se o seu conteúdo fornece insights sobre, digamos, sistemas de CRM, um backlink de um site externo de smartphone não só não faria sentido, mas também seria impossível de ganhar.

Se o seu conteúdo for tópico e for o site de referência nesse cenário que oferece dicas de CRM, o visitante do domínio externo dificilmente estaria interessado em ler sobre smartphones, ou mesmo visitar seu site.

Então, como você consegue essa combinação? Como você torna seus backlinks relevantes? Criando conteúdo relevante e publicando-o em seu site, e encontrando fontes externas relevantes com um público que estaria interessado em ler mais sobre o assunto em questão, ou realmente comprar o que você tem para vender.

A Pesquisa de sites semelhantes é um hack brilhante para quem precisa descobrir domínios de referência do mesmo setor ou nicho. Basta digitar o que você faz e os resultados o levarão na direção certa.

  1. Inspecionando Autoridade de Domínio

Se relevância for a primeira regra, então a autoridade de domínio será a segunda. É aqui que sua lista de fontes externas relevantes deve se restringir apenas aos sites que são confiáveis ​​e populares.

Você sempre pode tentar obter backlinks de todos os sites semelhantes, mas isso não significará nada se o domínio que se refere a você não for classificado corretamente ou for visitado com frequência.

É por isso que você precisa de fontes externas que sejam relevantes e possuam alto domínio e autoridade de confiança. Você pode verificar os dois usando o MozBar, uma ferramenta que mostra o DA exato de cada site.

  1. Consultando Métricas de Fluxo de Confiança e Fluxo de Citação

O fluxo de confiança é outra métrica que você precisa empregar, pois fornece uma medida muito precisa de quão confiável é a fonte externa. Para isso, use Majestic.

Por si só, o fluxo de citações não fará nenhum favor à sua estratégia de backlink. O objetivo desta métrica é avaliar o quão populares são os backlinks de um domínio de referência, o que significa que ela não mede sua qualidade, mas sim sua quantidade. O Majestic também é uma ótima ferramenta para isso.

Mas, o fluxo de citações não é inútil. Quando combinados com os resultados do fluxo de confiança, esses dados são extremamente benéficos. Para fazer backlinking com sucesso, certifique-se de usá-los juntos.

  1. Usando o guest blogging para ganhar links de autoridade

Todas as técnicas acima mencionadas irão melhorar sua classificação de SEO, permitindo que você mantenha o foco exclusivamente em seu site. Mas, há outro caminho a percorrer. Backlinking não é apenas publicar conteúdo excelente em seu site, mas também compartilhar sua visão de especialista com outras pessoas.

Volte à sua lista de sites semelhantes e veja se algum deles está aberto a submissões de artigos. Desenterre alguns artigos antigos que você nunca publicou antes e envie-os a esses sites como um blogueiro convidado. Se eles gostarem e o público se beneficiar de seus insights, eles ficarão contentes em vinculá-los a você.

  1. Construindo relacionamentos com domínios de referência influentes

Quando um desses sites publicar seu trabalho, certifique-se de retornar a eles com um bom e-mail de agradecimento. Se você ainda não viu nenhum backlinks em seu guest post, envie seu portfólio, junto com um link para seu site. Faça o mesmo com os sites aos quais você se refere e peça que retribuam o favor.

  1. Ganhando backlinks editoriais

Agora, nem todos os domínios externos em sua lista estarão interessados ​​em publicar suas postagens e ajudá-lo com sua estratégia de backlink. Sempre haverá alguns deles que têm domínio e autoridades de confiança impressionantes e estão ansiosos para manter esse status de classificação sendo muito rigorosos em sua seleção.

Esses são os sites que avaliam suas oportunidades de backlinking com muito cuidado e conduzem uma pesquisa completa antes que seus editores decidam que o que você tem a oferecer é valioso e relevante o suficiente para ser mencionado. Para ganhar esses links editoriais, você precisa produzir nada menos do que 10x conteúdo.

  1. Construindo backlinks em fóruns e comentários de blogs

No caso de guest blogging e backlinks editoriais consumirem muito de seu tempo e esforço, tente usar fóruns relevantes para nichos. Seus requisitos de publicação e vinculação são bem menos rigorosos, mas eles têm uma etiqueta da comunidade que você precisa cumprir. Grande parte do seu público já está lá, pronto, disposto e capaz de expandir suas pesquisas, o que torna os fóruns uma alternativa brilhante de backlinking. Nem é preciso dizer que seus posts precisam ser tão valiosos quanto os guest blogging.

O mesmo se aplica a comentários de blog relevantes para nichos. Muitos especialistas de campo acham útil compartilhar sua experiência na posição de um comentarista de postagem, debatendo a própria postagem do blog e retornando às suas próprias opiniões sobre o assunto em questão. Como sempre, mantenha-o atualizado, relevante e altamente informativo.

  1. Escrever depoimentos e ser entrevistado

Além disso, pense em escrever depoimentos para fontes relevantes para um nicho que você, como especialista, use ao criar seu próprio conteúdo. Isso levará apenas alguns minutos, pelos quais você pode ganhar alguns backlinks do site em troca. Se você também é consumidor dos produtos deles, melhor ainda.

As autoridades de nicho não são as únicas cujas ideias e dicas estão em alta demanda. A era da conectividade envolve compartilhamento de conhecimento, o que significa que a opinião de qualquer especialista é bem-vinda, apreciada e valorizada. Encontre sites que compartilhem histórias de sucesso e conduzam entrevistas com influenciadores em ascensão e diga a eles que você teria interesse em contribuir.

  1. Automatização de Sinais Sociais

Finalmente, você não pode ignorar o imenso poder das mídias sociais. Embora as métricas do gráfico social ocupem apenas 5,30% do valor da ação no gráfico de fatores de classificação do Google, as redes populares ainda são uma adição útil para uma estratégia de backlink. Por quê? Porque eles ajudam você a promover seu site e seu conteúdo.

Sempre que você publicar outra postagem, seja em seu próprio site ou como um colaborador convidado, não se esqueça de compartilhá-la nas redes sociais. Isso não apenas melhorará sua visibilidade e aumentará o conhecimento de sua marca, mas também dará ao Google outro critério para avaliar seu valor e relevância.

Seja qual for a técnica escolhida, no final, as regras de backlinking são claras e diretas – saiba qual é a missão do Google, crie uma arquitetura de site que garanta uma experiência agradável para o usuário, forneça conteúdo valioso e compartilhável e faça tudo em nome da relevância.

Dessa forma, você poderá gerar mais backlinks e construir seu ranking.

 

Leave a Reply